07 janeiro 2007

Como se forma o arco irís?

Coloca-se a bacia de água de modo que a luz do Sol bata na água. Mergulha -se o espelho dentro da água, encostado ao lado de dentro da bacia e virado para o Sol. Mais de metade do espelho deve ficar dentro da água. Orienta-se até conseguir obter um lindo arco-íris no tecto da sala. Se o Sol estiver encoberto experimentar obter o arco-íris na parede com a luz de uma lanterna dirigida para a parte do espelho mergulhada na água. Não é tão bonito mas vêem-se algumas cores.

Como é possível? A luz do Sol atravessa a água, é reflectida no espelho e sai da água separada num conjunto de cores que são as mesmas do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul-lilás e violeta. Na verdade, a luz do Sol é uma mistura de todas essas cores e o conjunto da água e do espelho é capaz de as separar. O arco-íris contém todas as cores que formam a luz branca do Sol!
O arco-íris aparece quando o Sol brilha por trás de nós e chove à nossa frente. Tal como sucede com a água e o espelho da experiência, a luz do Sol separa-se em sete belas cores quando atravessa e é reflectida pelas gotas de água da chuva.
Fonte: Ciência a brincar - Bizâncio, Sociedade Portuguesa de Física





Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home
Wizard Animation

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Wizard Animation Friendster images

gif animation gif animation gif animation gif animation