21 março 2007

Ciência pela investigação


Quando as crianças executam trabalhos de ciências experimentais, investigando notamos que elas...




Vêem-se a si próprias como cientistas
1. Entusiasmam-se com experiências científicas;
2. Demonstram desejo de aprender mais;
3. Procuram colaboração e trabalham em cooperação com os colegas;
4. Demonstram confiança nas experiências, vontade em modificar ideias, correr riscos e mostram um cepticismo saudável.
Exploram
1. Demonstram curiosidade e pensam nas observações;
2. Mexem-se de um lado para o outro procurando e seleccionando os materiais que precisam;
3. Aproveitam a ocasião e o tempo para experimentarem as suas próprias ideias.
Planeiam e executam as experiências



















1. Imaginam um modo de experimentar as suas próprias ideias, não estando à espera que lhes seja dito o que devem fazer;
2. Planeiam maneiras de verificar expandir ou ignorar as ideias;
3. Fazem as suas investigações ao manejarem os materiais, observando, medindo e anotando os dados.





Comunicam usando uma variedade de métodos






















1. Exprimem as suas ideias de muitas maneiras: desenhos, gráficos, mapas, esquemas – códigos de escrita simbólicos;









2. Ouvem, representam, falam, sobre ciência uns com os outros, com os pais, e professores;
3. Usam a linguagem dos processos científicos;
4. Comunicam o nível de percepção dos conceitos desenvolvidos por si próprios até ao momento. Propõem explicações e soluções, constroem uma base de conceitos
1. Oferecem explicações a partir de um “banco” de conhecimentos prévio;
2. Utilizam a investigação para responder satisfatoriamente às suas próprias perguntas;
3. Classificam a informação e decidem o que é importante;
4. Disponibilizam-se para rever explicações à medida que adquirem novos conhecimentos.
Questionam








1. Fazem perguntas, quer verbalmente quer através de acções;
2. Usam as perguntas para chegar a investigações que por sua vez geram novas perguntas ou ideias;
3. Dão valor e gostam de fazer perguntas como parte integrante e importante da ciência.
Usam o poder de observação


















1. Usam a observação e não se limitam meramente a olhar;
2. Vêm detalhes, detectam sequências e acontecimentos, reconhecem mudanças, semelhanças ou diferenças;
3. Fazem ligações a conceitos obtidos previamente.
Criticam as suas práticas científicas
1. Usam indicadores para avaliar os seus próprios trabalhos;
2. Relatam os seus pontos fortes e fracos;
3. Reflectem com os colegas.

Comments:
Estou sem palavras!!!

Na realidade vocês estão de facto a realizar um óptimo trabalho a nível da sensibilização para as ciências.

Continuem assim que, depois eu digo aos que fazem o relatório PISA para irem observar os vossos meninos :)

Tudo de bom

Cidália
 
Fantástico!

Excelentes trabalhos... e muito boas ideias!

eles devem ter adorado!

1 beijo =^.= tarina
 
Enviar um comentário



<< Home
Wizard Animation

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Wizard Animation Friendster images

gif animation gif animation gif animation gif animation