18 março 2007

O ambiente é de todos - vamos usar bem a energia!


Top 10 da Eficiência Energética

1
Evite ter as luzes ou os equipamentos ligados, quando não for necessário.
2
Procure utilizar os transportes colectivos nos seus trajectos diários. Para distâncias curtas opte por se deslocar a pé.
3
Procure calafetar as portas e janelas, e isolar paredes, tectos e pavimento da sua casa. Ao fazê-lo, está a economizar energia e a reduzir o investimento em sistemas de climatização.
4
Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta energética e opte por aquele que apresenta menor consumo de energia.
5
Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Dão a mesma luz, mas poupam 80% da energia eléctrica utilizada e duram 8 vezes mais.
6
Desligue os equipamentos no botão, ao invés de desligar no comando. Os aparelhos em modo stand-by, continuam a gastar energia.
7
Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e, quando o fizer, seja o mais rápido possível. Verifique periodicamente o estado da(s) borracha(s) das portas do frigorífico.
8
No Inverno, aproveite a radiação solar para aquecer a casa, através das janelas. No Verão, evite os ganhos solares excessivos. Em ambas as estações, evite ter os aparelhos de climatização a funcionar com as janelas abertas.
9
Sempre que possível, procure proceder à separação dos diferentes lixos.
10
Utilize as máquinas de lavar, sempre que puder, com carga completa e num programa de baixa temperatura.
Para saber mais sobre este projecto clique AQUI













































Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home
Wizard Animation

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Wizard Animation Friendster images

gif animation gif animation gif animation gif animation